quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sugestões de leitura para adolescentes (I)

A partir de hoje e semanalmente durante os meses de Julho e Agosto, apresentaremos uma lista com 5 sugestões de leitura para adolescentes.
Lê, porque ler é um prazer!
Ficções de Jorge Luís Borges

A obra de Jorge Luís Borges marcou de forma indelével a literatura do século XX e perdura como monumento de inteligência e imaginação. Nas narrativas de Ficções, a realidade surge entre mundos inventados e multiplica-se no labirinto das palavras. Há bibliotecas de livros nunca escritos, mas tão existentes como a necessidade de compreender os paradoxos e o tempo, cujos limites são os olhares diversos do ser humano. E ficam nestas páginas a poesia, o ensaio, a filosofia, o registo dos meandros percorridos num universo sem fim, que foi e continuará a ser o nosso presente.
Fonte: contra-capa do livro
Crime no expresso do Oriente de Agatha Christie

Um passageiro do Expresso do Oriente é assassinado. Por coincidência o detective belga Hercule Poirot viaja no mesmo comboio, pelo que fica a seu cargo a tarefa de desvendar o misterioso crime. Poirot entrevista cuidadosamente os suspeitos: todos parecem ter um motivo, mas também apresentam álibis sólidos. O caso parece impossível de resolver até que Poirot, através da sua perspicácia e de algumas pistas insignificantes, elabora uma explicação brilhante.
Fonte: contra-capa do livro
O conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas

A história de um homem bom a quem roubam a liberdade e o amor. Um homem que regressará coberto de riquezas, vingador impiedoso e infalível, para além de toda a lei humana ou divina. Edmond Dantés quer reaver a mulher que amara, vingar-se dos seus inimigos, desafiar o destino…
Grande obra de um dos romancistas mais populares em todo o mundo e o mais célebre dos ficcionistas românticos franceses, autor de Os Três Mosqueteiros e A Tulipa Negra, entre outros.
Nas tuas mãos de Inês Pedrosa

Três mulheres – Jenny, a avô; Camila, a mãe; Natália, a filha – cruzam destinos e as suas memórias do século neste romance. Entre o diário da primeira, o álbum de fotografias da segunda, e as cartas da terceira, revelam-se sucessivos rostos da paixão numa sociedade em mudança. Em Nas Tuas Mãos, Inês Pedrosa convida-nos a imaginar o Portugal das últimas décadas medido e analisado pelas variáveis emoções das suas protagonistas.
Mil novecentos e oitenta e quatro de George Orwell

Segundo Orwell, «Mil Novecentos e Oitenta e Quatro» é uma sátira, onde aliás se detecta inspiração swifteana. De aparência naturalista, trata das realidades e do terror do poder político, não apenas num determinado país, mas no mundo — num mundo uniformizado. Foi escrito como um ataque a todos os factores que na sociedade moderna podem conduzir a uma vida de privação e embrutecimento, não pretendendo ser a «profecia» de coisa nenhuma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!