segunda-feira, 2 de maio de 2011

Livro do mês: Eu sou a lenda de Richard Matheson

Matheson, Richard – Eu sou a lenda. [S.l.] : (Sic) Idea Y Creación, 2010. 179 p.

Eu sou a lenda é um livro de ficção publicado originalmente em 1954, pelo escritor americano Richard Matheson.

Alcançou grande sucesso e foi adaptado para o cinema como O Último Homem na Terra, em 1964, como The Omega Man, em 1971, e como Eu Sou a Lenda, em 2007.

O enredo tem como personagem principal Robert Neville, aparentemente o único sobrevivente de uma pandemia que transformou todos os humanos em vampiros. Depois de perder a sua mulher, a sua filha e o seu mundo, Neville estabelece uma precisa rotina diária para não sucumbir ao desgaste emocional.

O autor descreve com pormenor o dia-a-dia da personagem que se converteu numa luta constante e arrepiante pela sobrevivência. Durante o dia, Robert procura fortificar a sua casa dos estragos provocados pelos vampiros, de entre os quais, Ben Cortman, que o visitava todas as noites, odioso e sedento pelo seu sangue, e tem de sair à procura de mantimentos, tendo de regressar ao seu refúgio antes do cair da noite para evitar cair nas garras dos mortos-vivos.

Durante vários meses procurou por pessoas como ele, imunes à bactéria mas, sem sucesso, acabou por perder a esperança e começou a investigar a origem dos vampiros. Embebedando-se todas as noites com o seu tão estimado e amigo whisky, tentava assim esquecer-se da sua mulher, dos seus problemas e dos vampiros.

Até que um dia conhece Ruth, uma mulher que aparentemente não foi infectada pela bactéria. O que cedo descobre não ser verdade, os infectados com o passar do tempo conseguiram adaptar-se à doença até ao ponto de conseguirem passar curtos períodos de tempo expostos à luz solar.

Estes infectados têm como objectivo reconstruir a sociedade e Robert Neville, único sobrevivente da “raça antiga”, é um alvo a eliminar.

Apesar do romance envolver vampiros, este livro não é puramente de horror ou ficção científica, no fundo o que encontramos na história é um excelente retrato da solidão humana.

Em Eu Sou a Lenda, o escritor abre as portas do suspense e da agonia, levando o leitor a viver momentos de pura tensão e curiosidade.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!