quarta-feira, 6 de abril de 2011

O vísivel e o invísivel de Lucia Etxebarria

ETXEBARRIA, Lucía - O visível e o invisível : sobre o amor e outras mentiras. 1ª ed. Lisboa : Editorial Noticias, 2002. 591 p.. ISBN 972-46-1316-X

Subindo, subindo, subindo... Ruth acaba de despertar num hospital após uma segunda tentativa de suicídio. Assim começa "O visível e o invisível", romance da autoria de Lucía Etxebarría, publicado em 2001 e vencedor do Prémio Primavera do Romance (Espanha), no mesmo ano.

Para compreender o que levou Ruth a tentar de forma tão drástica pôr termo à sua vida a autora recorre ao “flashback”, levando nos de volta à infância e adolescência da personagem. Siles Swanson Ruth acaba de completar 33 anos. Filha de uma família rica, deve à sua mãe, que faleceu quando Ruth tinha apenas 4 anos, os impressionantes olhos verdes e cabelos ruivos. Ruth viveu a infância e a adolescência com a indiferença e falta de amor do pai e da irmã. Viveu vários anos em Londres, e quando regressou a Madrid conheceu Pedro, que se tornou o seu melhor amigo e com ele filmou uma curta-metragem que os levou a uma fama inesperada e indesejada.

Outro protagonista deste romance é Juan, um desencantado aspirante a escritor, com quem Ruth se envolve num relacionamento amoroso.

O resto do romance centra-se no envolvimento de ambos e na luta de Ruth para conhecer-se a si mesma e conciliar as suas diversas facetas: a sua insegurança, a sua timidez, a sua força e auto-suficiência aparentes.

Este é um romance que tem como temática principal as relações humanas e a busca desesperada pela individualidade numa sociedade cada vez mais exigente.

Um romance de fácil leitura, que dificilmente se esquece e ao qual é impossível ficar indiferente.

Este livro está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil. Da mesma autora poderá também requisitar: Beatriz e os corpos celestes; Nós, que somos diferentes das outras; Amor, curiosidade, prozac e dúvidas


Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!