quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O seminarista

Quando o assassino profissional, conhecido pela alcunha de o Especialista, pensa reformar-se, verifica que a sua vida está demasiado envolvida nos casos que foi “despachando” ao longo dos anos. Recordando os “trabalhos” mais complexos ele conclui que o que fez não o afectou, foi apenas trabalho, não lhe deu qualquer prazer. O prazer está nos livros que lê, nos filmes, e nas mulheres que vai conquistando ao longo da vida.

“O seminarista” é um policial com um toque de barbárie que o torna forte. A violência, o erotismo, mas também a irreverência fazem da escrita de Rubem da Fonseca um caso muito interessante da literatura em língua portuguesa.

Nascido no Brasil em 1925 fez um percurso de vida repleto de experiências percorrendo várias profissões até se licenciar em Direito e se tornar Professor. A grande paixão pela leitura que o acompanha desde criança deu-lhe, certamente, o lastro para a escrita que, no entanto, só lhe é reconhecida já perto dos 40 anos de idade. Rubem da Fonseca é hoje considerado um dos maiores contistas brasileiros com treze colectâneas de contos, onze romances e muitas crónicas.

Um livro que nos prende do principio ao fim e que pode requisitar na Biblioteca Municipal de Arganil.

1 comentário:

  1. Nunca li nada deste autor. Mas agora que li este post fiquei com curiosidade de o descobrir.

    ResponderEliminar

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!