quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Compreensão leitora

Estão disponíveis on-line, desde Dezembro de 2010, no site da Universidade do Minho dois interessantes estudos que têm como objectivo promover a leitura e a literacia através do desenvolvimento da compreensão leitora.

“O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica” é um Programa de Intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico da autoria de Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda da Silva Ribeiro, Ilda Fernandes, Albertina Ferreira, Catarina Leitão, Susana Gomes, Soraia Mendonça e Lúcia Pereira.
De acordo com Alina Galvão Spinillo, autora do prefácio, “este livro não é um manual de procedimentos a serem seguidos ou um roteiro de actividades a serem mecanicamente aplicadas em sala de aula. Pelo contrário, esta obra pressupõe um professor activo que é sistematicamente requisitado a entender o que faz e a mediar as interacções entre os alunos e as actividades propostas. Pressupõe, também, um aluno intelectualmente desafiado a compreender textos cada vez melhor.” E conclui que esta obra “ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.”

“Compreensão da Leitura. Dos modelos teóricos ao ensino explícito” é um Programa de Intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico da autoria de Iolanda da Silva Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana, Irene Cadime, Ilda Fernandes, Albertina Ferreira, Catarina Leitão, Susana Gomes, Soraia Mendonça e Lúcia Pereira. A obra parte do pressuposto que a leitura se baseia em dois pressupostos: o processo de descodificação e o processo de compreensão. Pode ler-se no prefácio da autoria de Leonor de Queiroz e Lencastre que “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado”

Estes estudos resultam de um projecto de investigação-acção associada ao projecto Litteratus, cujo objectivo é promover a leitura e a literacia.

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