segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O REGRESSO ÀS AULAS



O regresso às aulas é sempre um momento muito importante para os alunos, os pais e os professores. Numa palavra podemos dizer que a abertura das aulas em cada ano lectivo é um acontecimento.

A Sociedade valoriza a Escola porque vê nela o futuro do país. Desde o pré-escolar até ao secundário com percursos mais orientados para o ensino superior ou para o mundo do trabalho imediato, é na escola que se constrói o futuro e a riqueza do País.

A capacidade de entender e realizar actividades intelectualmente complexas, aplicadas às necessidades do mundo do trabalho, só se consegue com o pleno desenvolvimento das competências básicas da leitura, da escrita e do cálculo mental, aliadas à capacidade de trabalho e organização. É a partir destas competências básicas que se constrói todo o saber.

Neste processo, as Bibliotecas : Escolares, Públicas, Universitárias, são o centro de todas as estratégias. É nelas que o professor se apoia para enriquecer as suas práticas pedagógicas; os alunos para procurar a informação que precisam para desenvolver as matérias curriculares; os pais para se manterem activos intelectualmente e continuarem a sua formação ao longo da vida; e onde todos procuram, paralelamente, a leitura de prazer.

É por tudo isto que as BIBLIOTECAS são tão importantes e a ESCOLA e a SOCIEDADE não podem viver sem elas.
Poder podiam …., mas não ia ser a mesma coisa!

1 comentário:

  1. Poder podiam... mas tem razão, sem elas não seria a mesma coisa.
    Mantenhamos a biblioteca um mundo vivo, um lugar de encanto, prazer e descoberta!

    ResponderEliminar

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!