terça-feira, 8 de junho de 2010

Eu sou a Charlotte Simmons de Tom Wolfe

WOLFE, Tom - Eu sou a Charlotte Simmons. 1ª ed. Alfragide : Dom Quixote, 2009. 655 p. ISBN 978-972-20-3137-0

Charlotte Simmons é uma jovem com futuro promissor, oriunda de uma pequena cidade da Carolina do Norte, onde se destacou pelo seu excelente aproveitamento escolar e por ser a primeira rapariga a conseguir uma bolsa de estudo para a conceituada Universidade de Dupont.

Depois das férias de Verão, Charlotte parte cheia de esperança para a Universidade, esperando, como a sua professora Miss Pennington havia antecipado, encontrar um mundo intelectual e culturalmente estimulante. Mas logo no primeiro dia é confrontada com um ambiente muito diferente do que aquele com que tinha sonhado: os estudantes organizavam-se em grupos, as festas a altas horas, abundantemente regadas com álcool, e as aventuras amorosas eram uma constante. O estudo parecia algo que para a maioria dos estudantes ficava em segundo plano.

Desde o dia da sua chegada àquele novo mundo Charlotte trava uma dura batalha para se conseguir integrar e combater a solidão com que é confrontada, mantendo a sua própria identidade.

Charlotte tenta manter-se fiel a si mesma e aos seus princípios, mas acaba por se deixar envolver com um rapaz de uma fraternidade dita “cool” e só tarde demais se apercebe que os seus sentimentos não são correspondidos. Para Hoyt ela não passara de uma aventura de uma noite só. Obcecada pela fracassada relação, Charlotte descura os estudos e entra numa depressão, sentindo cada vez mais o peso da solidão. Felizmente pode contar com a ajuda de Adam, um estudante finalista pertencente a um grupo de intelectuais combatentes do sistema corrupto e de injustiças que reinavam no meio universitário, e aos poucos Charlotte conseguiu reerguer-se do desespero em que tinha mergulhado.

Eu sou a Charlotte Simmons é uma obra densa, que se centra numa realidade tipicamente americana. Através de um conjunto de personagens que ao longo da obra se vão tornando cada vez mais reais, o autor Tom Wolfe, faz um retrato muito realista da vida nas universidades, desenhando com precisão a frivolidade da juventude da actual sociedade americana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!