terça-feira, 25 de maio de 2010

Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores – uma interessante ferramenta

“Com o aparecimento da World Wide Web alterou-se a forma como se acede à informação e como se passou a pesquisar, preparar aulas, planear uma viagem ou a comunicar com os outros. No início da década de 90, Berners-Lee et al. (1994) referem que a Web “foi desenvolvida para ser um repositório do conhecimento humano, que permitiria que colaboradores em locais distintos partilhassem as suas ideias e todos os aspectos de um projecto comum” (…)

A Web começou por ser sobretudo texto com hiperligações, a que se vieram a associar imagens, som e mais tarde vídeo. (…) Com a Web democratizou-se a publicação online e o acesso à informação. Com o aparecimento das funcionalidades da Web 2.0, conceito proposto por Tim O’Reilly e o MediaLive International, a facilidade de publicação online e a facilidade de interacção entre os cibernautas torna-se uma realidade.

A Web passa a ser encarada como uma plataforma, na qual tudo está facilmente acessível e em que publicar online deixa de exigir a criação de páginas Web e de saber alojá-las num servidor. A facilidade em publicar conteúdos e em comentar os “posts” fez com que as redes sociais se desenvolvessem online. Postar e comentar passaram a ser duas realidades complementares, que muito têm contribuído para desenvolver o espírito crítico e para aumentar o nível de interacção social online. O Hi5, o MySpace, o Linkedin, o Facebook, o Ning, entre outros, facilitam e, de certo modo, estimulam o processo de interacção social e de aprendizagem. Escrever online é estimulante para os professores e para os alunos. (…)

Neste momento, os agentes educativos podem, com toda a facilidade, escrever online no blogue, gravar um assunto no podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet.”
Excerto da Introdução por Ana Amélia A. Carvalho

Esta publicação do Ministério da Educação, organizada por Ana Amélia A. Carvalho, é constituída por nove capítulos, e em cada capítulo é feita a contextualização de cada ferramenta, apresentando o seu modo de funcionamento e como pode ser aplicado nas práticas educativas.

1º - Blogue, YouTube, 1. Flickr e Delicious
2º - Podcast e utilização do software Audacity
3º - Dandelife, Wiki e Goowy
4º - Ferramentas Google: Page Creator, Docs e Calendar
5º - PopFly – como editor de mashups
6º - A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis
7º - Ambientes Virtuais e Second Life
8º - Do Movie Maker ao YouTube
9º - Mapas Conceptuais Online

Professores e demais educadores não se podem alhear do desenvolvimento tecnológico. No século XXI estas novas ferramentas e funcionalidades da web 2.0 devem fazer parte integrante do processo educativo. Consulte esta obra disponível on-line e aprenda a usar a web 2.0!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!