quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia Mundial da Propriedade Intelectual (2010)

No ano de 2000, os Estados-Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) decidiram designar um Dia Mundial da Propriedade Intelectual com o objectivo de celebrar a contribuição feita pelos inventores e artistas para o desenvolvimento da sociedade, bem como promover a consciência do papel da propriedade intelectual na vida diária.

Foi escolhido o dia 26 de Abril, dado que foi nessa data em 1970 que entrou em vigor a Convenção que criou a OMPI.

Este ano, a data será comemorada sob o tema: Inovação – ligar o mundo.

Como pode ler-se na mensagem do Director Geral da OMPI, Francis Curry “há relativamente poucas décadas, o mundo era vasto e, em grande parte, desconhecido para a maioria das pessoas. Viajar era dispendioso e moroso. O conhecimento era registado em papel e a sua divulgação era difícil. O serviço telefónico era, em muitos locais, inexistente. Fora das grandes cidades, o acesso à cultura estrangeira e às artes era limitado.
A rápida inovação e a sua adopção global transformaram a nossa perspectiva. Actualmente estamos ligados – física, intelectual, social e culturalmente – de formas que eram impossíveis de imaginar."

Leia a mensagem na íntegra em:

http://www.wipo.int/ip-outreach/en/ipday/2010/dg_message.html (em inglês)
http://www.spautores.pt/page.aspx?contentId=1561&idMasterCat=39 (em Português)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!