quarta-feira, 3 de março de 2010

Livro do mês: A cidade dos anjos caídos

BERENDT, John - A cidade dos anjos caídos. [Lisboa] : Círculo de Leitores, D.L. 2006. 392, [1] p. ISBN 972-42-3710-9

A cidade dos anjos caídos, da autoria do jornalista e escritor norte-americano John Berendt, é um retrato íntimo de Veneza, uma cidade que sobreviveu a inundações, corrupção governamental, invasões, subida do nível das águas e tentativas de organizações internacionais para a tentar “salvar”, conservando-a como um bastião da arte e um lugar de beleza única.
Esta história baseada em factos e personagens reais tem início a 20 de Janeiro de 1996, quando um grande incêndio destruiu o histórico teatro La Fenice.
John Berendt chega a Veneza 3 dias depois do incêndio, fora da época alta, nas poucas semanas em que a cidade pertence de facto aos venezianos e transforma-se numa espécie de detective, descobrindo que por trás das histórias de alguns dos excêntricos habitantes da cidade pode estar a resposta para o mistério sobre o fogo, que afinal pode ter tido origem criminosa.

A cidade dos anjos caídos é um livro que nos dá uma nova perspectiva sobre Veneza.
“Talvez se tenha chegado a um ponto em que não se podem fazer muitas observações novas sobre Veneza, mas pessoas nunca se esgotam; há sempre novas pessoas, novos personagens, novas histórias. Eu sabia que iria conseguir um olhar novo sobre Veneza”. (John Berendt)

Alguns dias após a minha chegada, comecei a ponderar a hipótese de prolongar a minha estadia e ficar a viver em Veneza durante uns tempos. Aos dezasseis anos, tinha aprendido umas noções básicas de italiano durante o Verão que passara em casa de uma família italiana de Turim, integrado num programa de intercâmbio escolar, e ainda me lembrava de algumas coisas. Não tinha dificuldade em ler o jornal, entendia razoavelmente o italiano falado e sabia o bastante para me fazer entender.
Decidi viver num apartamento e não num hotel. Passearia pela cidade acompanhado de um bloco de notas e, ocasionalmente, de um pequeno gravador. Não teria nenhum programa rígido a cumprir, mas daria mais atenção às pessoas que viviam em Veneza do que aos onze milhões de turistas que a calcorreavam, ano após ano.”

O autor:

O escritor John Berendt nasceu na cidade de Syracusa, estado de Nova Iorque, no ano de 1939 e aí passou a sua juventude. Filho de escritores, o jovem foi um brilhante aluno tendo conseguido uma bolsa de estudo para Harvard onde estudou Literatura Inglesa. No ano de 1961 mudou-se para Nova Iorque onde começou a sua carreira como editor e jornalista. É autor dos livros de não-ficção Meia-noite no jardim do bem e do mal e A cidade dos anjos caídos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!