terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O livro electrónico: mudança de suporte ou mudança de paradigma?

Ribeiro, Fernanda, O livro electrónico: mudança de suporte ou mudança de paradigma? In Revista Portuguesa de História do Livro, ano XI, nº 22 – 2007, pp. 333-353

O livro que conhecemos tem uma existência longa e é parte integrante da vida de todos nós. É veículo de informação e de conhecimento, objecto de cultura, de trabalho e de lazer e, ao mesmo tempo, um produto que se comercializa e se fabrica em contexto industrial, afigurando-se, por isso, também, como objecto de consumo e com fins lucrativos.

Em plena Sociedade da Informação e acompanhando o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, o “livro” mudou de aspecto, surgindo-nos hoje como algo quase imaterial, e em permanente dinamismo, por oposição à performance estática do livro tradicional. Estamos hoje perante uma nova realidade, o chamado livro electrónico ou e-book.

Fernanda Ribeiro, professora da faculdade de Letras da Universidade do Porto, reflecte neste artigo sobre o conceito, usos e funcionalidades do livro, conduzindo-nos a uma pergunta legítima: Será que o livro electrónico é ainda um livro? Ou representa apenas uma mudança de suporte?

Leia este artigo na íntegra ou consulte outros números da Revista Portuguesa de História do Livro na Biblioteca Municipal de Arganil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!