segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Livro do mês: Contos de Inverno de Karen Blixen


BLIXEN, Karen - Contos de Inverno. Lisboa : Relógio d'Água, [D.L. 1988]. 301 p.

A segunda colectânea de contos de Karen Blixen, Contos de Inverno, foi publicada na Dinamarca em 1942, durante a ocupação alemã em plena segunda guerra mundial.

Depois do ambiente gótico, aristocrático e africano dos seus dois livros anteriores, em Contos de Inverno a autora regressa aos ambientes e paisagens dinamarqueses e a um estilo mais próximo da tradição literária daquele país.

Nos 10 anos posteriores ao seu regresso da África, parece óbvio que Karen Blixen reflectiu sobre as suas próprias origens, pois essa temática é patente em vários dos contos que compõem este livro. Grande parte dos contos têm como personagens principais crianças ou jovens que se sentem inadaptadas no meio em que crescem, e a autora faz como que uma reflexão sobre os factores que influenciam a vida e o destino do ser humano (ex.: Peter e Rosa; A criança sonhadora). Outra temática recorrente nesta obra é a mudança do papel da mulher, que para além de ser esposa, mãe e dona de casa, começa a reivindicar para si uma maior independência (ex.: A heroína).

Títulos dos Contos de Inverno:

1. O conto do jovem marinheiro
2. O jovem do cravo
3. As pérolas
4. Os invencíveis proprietários de escravos
5. A heroína
6. A criança sonhadora
7. Alkmene
8. O peixe
9. Peter e Rosa
10. Campo da dor
11. Um conto consolador

“Karen maneja o misterioso como poucos escritores e ao longo destes “Contos de Inverno” vai-se-nos, de facto, desenhando o perfil de uma narradora inesgotável de outras tantas mil e uma noites. As suas histórias mergulham sempre num tempo tão a-histórico e em problemas tão do foro dos arquétipos que temos a sensação de ir assistindo à criação de mitos onde a alma dos homens se defronta com os mistérios da vida e da morte, sem nunca ser possível aprender muito, sem nunca ser possível ninguém dizer – nem narrador nem leitor – que sabe muito. (…)”

Excerto da recensão de Joana Varela disponível em
A Autora:

Karen Blixen nasceu em Rungsted, Dinamarca, em 1885. Em 1914, contraiu matrimónio com o seu primo, o barão Bror Blixen-Finecke. Emigraram juntos para África para gerir uma plantação de café no Quénia. Em 1921 o casal divorcia-se e Karen decide ficar em África, altura em que também começa a escrever. Regressa à Dinamarca em 1931 e em 1934 publica nos EUA, sob o pseudónimo de Isak Dinesen uma antologia de contos sobrenaturais intitulada Sete Contos Góticos. Mas será o livro África minha, narrativa de memórias, publicado em 1937, que a tornará mundialmente famosa. É também autora de Sombras no Capim (1960) e A festa de Babette (1952), entre outros.
Karen Blixen morre em 1962, depois de criar a Fundação Rungstedlund destinada a fins culturais e científicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!