quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Doutor Jivago de Boris Pasternak

Pasternak, Boris - O Doutor Jivago. - Mem-Martins: Europa-América, D.L. 1987

O Doutor Jivago é uma novela do século XX da autoria de Boris Pasternak, publicada pela primeira vez em 1957. É o protagonista que dá nome ao romance, Yuri Jivago, médico e poeta. O livro conta a história de um homem dividido entre duas mulheres, que tem como pano de fundo a revolução russa de 1917 e a subsequente guerra civil russa de 1918-1920. Mais profundamente a obra reflecte sobre a situação de um homem que vê a sua vida completamente destroçada e dilacerada por forças alheias à sua própria vontade.

O livro foi adaptado ao cinema em 1965 por David Lean. Apesar da história original sofrer algumas alterações na adaptação cinematográfica, esta é de grande qualidade, rica em metáforas e com imagens de uma beleza e força impressionantes.

Yuri Jivago revela-se desde o início do romance uma personagem sensível e poética, características que contrastam com a brutalidade e o horror da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa. Após a morte dos pais, Jivago é acolhido por Anna e Alexander Gromeko e desde cedo afeiçoa-se a Tonia, filha destes, com quem acaba por se casar.

Lara, é filha de mãe burguesa, que vive sob a protecção de Vicktor Komarovsky, com quem Lara acaba por se relacionar, apesar de noiva de Pasha Antipov, um jovem estudante idealista que acaba por se envolver no Bolchevismo.

Yuri e Lara, cruzam-se pela primeira vez após a tentativa de suicídio da mãe de Lara, ao descobrir o envolvimento da filha com Vicktor. Reencontram-se mais tarde numa festa de Natal da alta sociedade, onde Lara fora para encontrar Vicktor numa tentativa de recuperar alguma da sua dignidade. Apesar da impressão causada por Lara em Yuri, eles apenas se reencontram anos mais tarde, durante a 1ª Guerra Mundial. Yuri deixara em Moscovo a mulher e um filho e Lara anda à procura do seu desaparecido marido. Servindo no mesmo hospital militar, os dois acabam por se apaixonar, mas o seu amor apenas será consumado após a guerra, numa cidade chamada Yuriatin.

É também em Yuriatin que se dá o reencontro com Vicktor Komarovsky, que tendo ganho alguma influência no governo Bolchevista, oferece a Lara e Yuri a oportunidade para fugir da Rússia. Influenciada por Yuri, Lara acaba por aceitar a oferta, com a promessa de que brevemente ele a seguirá…

O Doutor Jivago é um romance comovente, que faz um excelente retrato da sociedade russa dos inícios do século XX. Apesar de se tratar de uma narrativa algo densa e rica em descrições, é sem dúvida uma leitura recomendada.

“Komarovski era a sua maldição; odiava-o. E os pensamentos de Lara seguiam todos os dias o mesmo curso.
Sentia-se prisioneira dele por toda a vida. Que fizera Komarovski para a escravizar? Como conseguia ele submetê-la, conduzi-la a satisfazer-lhe os desejos, obrigá-la a saborear os frémitos da vergonha? Triunfava graças ao ascendente da idade, à dependência financeira em que se encontrava a mãe em relação a ele, ou à habilidade com que utilizava as ameaças? Não, não e não. Tudo era absurdo.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!