sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Livro do mês: O afinador de pianos de Cristina Norton

NORTON, Cristina - O afinador de pianos : romance. 1ª ed. Lisboa : Dom Quixote, 2007. 221 p. ISBN 978-972-20-3269-8

O afinador de pianos da autoria de Cristina Norton relata-nos a história de Benjamin e Ângela, que unidos por um grande amor, deixam tudo para trás para poderem ficar lado a lado.

Benjamin é convidado pelo tio para durante uma semana ir ao Ferrol, uma terra na província da Corunha, para afinar alguns pianos. Benjamin aceita de bom grato esta oferta e deixa em Madrid, Rócio, a mulher fria e distante, e o tio Malaquias, seu mestre de ofício.

Pouco tempo depois da sua chegada ao Ferrol, Benjamin conhece Ângela, uma jovem professora de música por quem rapidamente se apaixona.

Apanhado pelo início da Guerra Civil, Benjamin fica retido na Corunha e sem forma de contacto com a mulher na Galiza. O tempo vai passando e a relação entre Benjamin e Ângela torna-se cada vez mais forte. Terminada a guerra, e depois de 3 anos afastado da família, Benjamin resolve contar toda a verdade sobre o seu casamento a Ângela.

“As tropas nacionalistas avançavam conquistando quase todo o território e havia sintomas de que a guerra estava próxima do fim. Não tinha tomado partido por nenhuma das forças políticas, mas em breve se veria na obrigação de decidir se voltaria para Madrid da mesma forma discreta como tinha chegado ou se encararia por uma vez a realidade e falaria da sua situação a Ângela.”

Decididos a viver como marido e mulher deixam tudo para trás e resolvem partir para Portugal. Uma vez lá chegados a vida não corre como desejaram e resolvem prosseguir viagem até Buenos Aires, onde viverão até ao fim das suas vidas.

Na Argentina, Benjamin e Ângela são felizes durante os primeiros anos. Conseguem montar um negócio próprio e levam uma vida desafogada. Mas quando a filha Cecília começa a frequentar uma escola católica, os sentimentos de culpa face aquela união pecaminosa aos olhos da igreja começa a invadir cada vez mais a vida do casal.

“(…) não precisam de contar a verdade à vossa filha nem fazer disto um drama, nem encarar a possibilidade de uma separação, não tudo deve continuar como dantes… salvo num pormenor de pouca importância (…) A partir de hoje, para não viverem em pecado mortal, vão ter de se comportar como irmãos(…)”

Os caminhos tortuosos da culpa acabam por afastar Ângela de Benjamin para sempre. Partilham o mesmo telhado mas lentamente Ângela vai-se apagando, até não passar senão de uma sombra daquilo que fora.

Esta é uma história de um amor forte e intenso. Ao longo das páginas do livro somos conduzidos por 40 anos de realidade histórica: a guerra civil na Espanha, o regime salazarista em Portugal e os anos conturbados que se seguiram ao Golpe Militar na Argentina, durante os quais decorre a história de vida deste casal, do qual nos aproximamos e com quem nos envolvemos através de uma narrativa rica, que se desenrola num ritmo vivo, esperando até ao culminar da história que Benjamin e Ângela consigam ultrapassar os obstáculos levantados pela sua consciência, reencontrando a felicidade que em tempos tinham vivido.

"Sentia que lhe devia uma nova vida e uma felicidade que chegaram a conhecer e que tinham perdido nos caminhos tortuosos da culpa. Precisava de se redimir, de se sentir perdoado diante de Deus, dos homens e sobretudo de Ângela.”

A autora:

Cristina Norton nasceu em 1948 em Buenos Aires, Argentina. Reside há mais de 30 anos em Portugal e é de nacionalidade portuguesa. Publicou, entre outros livros, os romances "O Afinador de Pianos" (Europa-América), "O Lázaro do Porto" (Temas e Debates, 2 edições) e "O Segredo da Bastarda" (Temas e Debates).

2 comentários:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!