segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Herta Muller, Nobel da Literatura de 2009


Herta Müller nasceu a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de Nitzkydorf, perto de Timisoara, na Roménia. Estudou alemão e literatura romena e trabalhou depois como tradutora numa fábrica de Timisoara, função da qual foi demitida em 1979 por se ter recusado a colaborar com a polícia política de Nicolae Ceaucescu.

A estreia literária de Herta Muller deu-se em 1982 com a colectânea de contos Niederunge, censurados na Roménia e publicados dois anos depois na Alemanha.

Proibida de publicar na Roménia por ter criticado publicamente o regime de Ceausescu, a escritora emigrou em 1987 para a Alemanha com o marido, o escritor Richard Wagner.

Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado a nível nacional pela Difel. Ambos estão esgotados em Portugal.

Em 1984, foi distinguida com o Prémio Aspekte, em 1995, recebeu o prémio europeu de literatura Aristeion e foi eleita para a Academia Alemã para Língua e Poesia. Em 1998, recebeu o prémio irlandês IMPAC, no ano seguinte o Prémio Franz Kafka. Em 2003, o prémio Joseph Breitbach de literatura alemã, em 2004 o prémio de literatura da Fundação Konrad Adenauer e, em 2006, o Prémio Würth de literatura europeia.

A obra desta escritora destaca-se pelos seus relatos acerca das árduas condições de vida na Roménia sob o regime político comunista de Ceaucescu e valeu-lhe agora a atribuição do Nobel de Literatura por "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados”.

Se ainda não conhece a obra de Herta Muller pode ler aqui um conto da sua autoria publicado na antologia “O Melhor do Conto Alemão no Século 20” (Brasil: L&PM, 2004).

Mais informação em:

nobelprize.org

Dickinson College

Wikipedia

Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!