quarta-feira, 1 de julho de 2009

Conselhos aos pais, para ajudarem os filhos a melhor utilizar a Internet

A Internet oferece aos seus filhos um mundo de novas formas de adquirir conhecimentos, jogar, ver filmes e pesquisar ideias. Estes benefícios trazem consigo também alguns desafios. Uma boa notícia é que pode tomar medidas para ajudar a proteger os seus filhos quando estão on-line e ensiná-los a utilizar a Web de forma a garantir a sua segurança. Apesar de nenhuma tecnologia poder substituir o envolvimento dos pais, existem formas de utilizar o software Microsoft para ajudar a proteger os seus filhos de conteúdos inadequados.

A instalação de Internet sem fios, em sua casa, pode trazer algumas dificuldades de controlo. Se os seus filhos são ainda crianças ou adolescentes prefira uma Internet fixa. Opte pela Internet sem fios quando considerar que os seus filhos estão preparados para navegar, sem perigo, na Internet.

Se tem filhos ainda crianças ou adolescentes tome em atenção os seguintes procedimentos:

Tenha o computador num local visível. Instale o seu computador numa área movimentada da sua casa, e não num quarto.

Não proíba a Internet. É uma parte importante da vida social da maioria das crianças. Em vez disso, estabeleça regras familiares para a utilização da Internet que indiquem os sítios que os seus filhos podem visitar e o que podem fazer nesses sítios e garanta que as regras são cumpridas. Estas regras podem incluir: um tempo limitado on-line todos os dias; proibição de navegar na Net ou de conversar através de mensagens instantâneas enquanto os trabalhos de casa não estiverem feitos; proibição de utilizar salas de chat ou de aceder a conteúdos on-line para adultos.

Lembre às crianças para não "falar" com pessoas desconhecidas on-line.

Os programas de chat em tempo real e de mensagens instantâneas podem oferecer às crianças uma forma excelente de falar sobre os seus interesses e estabelecer amizades. Todavia, o anonimato proporcionado pela Internet também pode expor as crianças ao risco de serem vítimas de impostores e predadores.

Para ajudar a minimizar a vulnerabilidade dos seus filhos, ensine-os a tomar precauções, tais como:

• Utilizar apenas o seu primeiro nome ou nick (alcunha na Internet) para se identificarem.

• Nunca divulgar um número de telefone ou endereço.

• Nunca enviar fotografias deles.

• Nunca aceitar conhecer pessoalmente alguém que conheceram on-line sem supervisão. Para ajudar a proteger os seus filhos de serem contactados por desconhecidos nas sessões de mensagens instantâneas, configure o seu software para permitir apenas contactos aprovados.
Outra característica do MSN 9 é uma "lista aprovada" para ajudar os pais a limitar as trocas de correio electrónico dos seus filhos.

• Procure sintomas de dependência da Internet. Pergunte a si mesmo se a utilização que o seu filho faz da Internet afecta o seu rendimento escolar, a sua saúde e os relacionamentos com a família e os amigos. Determine quanto tempo os seus filhos passam on-line.

• Obtenha ajuda. Se o seu filho apresentar sinais evidentes de dependência da Internet, aconselhe-se com um profissional. A utilização compulsiva da Internet pode ser sintomática de outros problemas, como depressão, irritação e fraca auto-estima.

• Estabeleça um equilíbrio. Encoraje e apoie a participação do seu filho noutras actividades— especialmente passatempos que envolvam actividade física com outras crianças.

• Sugira alternativas. Se os seus filhos parecerem estar apenas interessados em videojogos on-line, experimente oferecer-lhes algo que esteja relacionado com um dos seus jogos preferidos. Por exemplo, se o seu filho gostar de jogos de personagem de fantasia, encoraje-o a ler literatura da área do fantástico.

Decida quais os sites que os seus filhos podem e não podem visitar quando estão a navegar na Internet

Se não costuma passar muito tempo na Internet, o primeiro passo que deve tomar é ver com os seus próprios olhos aquilo que lá se pode encontrar. Mesmo que esteja familiarizado com Web sites que vão de encontro aos seus interesses, é uma boa ideia dar uma vista de olhos a alguns sites para crianças. Preste especial atenção a sites que recolhem informações pessoais.

Crie diferentes contas de utilizador

Como pai, pode criar uma conta de Administrador para si, que lhe confere controlo total sobre o computador, e criar contas de Utilizador Restrito para os seus filhos, que lhes conferem apenas controlos limitados.

Mantenha um registo dos sítios visitados pelos seus filhos

Nem sempre terá a possibilidade de estar presente quando os seus filhos navegam na Web. Mas é possível verificar posteriormente onde os seus filhos estiveram na Internet. Pode ver a lista do Histórico no Internet Explorer, para ficar a saber todos os locais que os seus filhos visitaram na Web. Para ver o seu Histórico da Internet, clique no botão Histórico da barra de ferramentas do browser.

Mais informação em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!