sexta-feira, 22 de maio de 2009

Desculpe lá, Mãe!




FERRO, Rita ; GAUTIER, Marta - Desculpe Lá, Mãe. 7ª ed. Lisboa : Contexto, 1999. 262 p. ISBN 972-575-235-X


As Autoras

Rita Ferro nasceu em 1955. É formada em Design de Interiores, escritora e colaboradora da imprensa. A sua filha Marta Gautier é professora, psicóloga e professora.

Sinopse

Desculpe Lá mãe, publicado pela primeira vez em 1998 foi escrito por Rita Ferro em co-autoria com a sua filha Marta Gautier.
Este livro é constituído pelas mensagens trocadas entre mãe e filha, mensagens estas que começam devido a desfasamento de horários ou devido à distância, mas as duas rapidamente se apercebem que nesta forma de comunicação conseguem uma maior intimidade.
Aproveitam assim para debater os mais variados temas da actualidade, bem como os problemas próprios da adolescência, deixando-nos a nós, leitores, duas visões diferentes da mesma realidade: a de uma jovem estudante de psicologia com 20 anos e a de uma mulher madura e vivida com cerca de 50.

Extracto da obra

“Querida Mariana:

Fiquei a pensar no que escreveste o outro dia sobre a importância dos amigos na tua idade. É claro que eles também são importantes na minha, mas, na tua, é natural que pareçam mais.
Na minha, as pessoas tornam-se presunçosas e acham que já não precisam tanto de amigos, mas de interlocutores.
O que são interlocutores? Boa pergunta.
De um ponto de vista interesseiro, um interlocutor pode ser alguém mais lúcido do que nós, ou capaz de nos dar outras perspectivas da realidade, e que além de nos compreender nos obriga a repensar nalgumas noções viciadas.
Talvez seja estúpido, porque sempre que há problemas graves quem aparece são mesmo os amigos, esses amigos feitos na infância que às vezes nada têm para nos oferecer além de um abraço apertado ou de um beijo sentido."

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!