quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bons motivos para ler!

“Tudo quanto um homem lê é por ele pessoalmente recriado, voltado a criar. (…) Mas o leitor, além de recriar, recria-se, cria-se a si mesmo de novo, volta a criar o seu próprio espírito.”
Laín Entralgo

A palavra ler tem origem no grego legei, que significa colher, recolher, juntar e em latim se transformou em lego, legis, legere, que significa juntar horizontalmente as coisas com o olhar, mas Ler não se resume à mera capacidade de unir letras e formar palavras. Para que a leitura aconteça no verdadeiro sentido da palavra, é necessário, também, compreender. Isto significa que ser leitor é diferente de ser alfabetizado.

A leitura é compreensão, entendimento, reflexão, é um meio de aquisição de informação e conhecimento sobre tudo o que nos rodeia, logo podemos talvez afirmar que a leitura é um acto social e nessa medida é papel de todos nós contribuir para a formação de bons leitores.

Num mundo em que cada vez mais a tecnologia invade as nossas vidas, para muitos, a leitura fica em segundo plano, e muitas pessoas nem ponderam que a sua prática pode revelar-se fundamental para se ser bem sucedido na vida. Ver televisão, navegar na internet ou jogar jogos na consola tornou-se a forma eleita de muitos para ocupar os tempos livres, e a leitura como actividade de lazer é uma prática, infelizmente, menos frequente de que a desejada.

Para contrariar esta tendência há que familiarizar as crianças com os livros e com a leitura desde o berço. Muitos são os estudos que comprovam que a probabilidade da criança se tornar num adulto leitor, é maior quando desde tenra idade e numa base regular esta teve contacto com os livros e a leitura. Citando José António Gomes “Qualquer criança tem condições mais favoráveis para reconhecer a importância da leitura e adquirir o gosto de ler, se vive num ambiente onde o recurso ao livro entrou, com naturalidade, no conjunto dos hábitos quotidianos.”

Mas porquê é tão importante ler?

Ler é parte fundamental das nossas existências. Diariamente nas mais diversas situações somos obrigados a usar esta faculdade, às vezes quase nem nos apercebemos que o estamos a fazer. Lemos os outdoors, as letras gordas do jornal à mesa do café, as notícias de rodapé dos telejornais, os sinais de trânsito, a bula de um medicamento… mas a importância da leitura não se resume apenas a traduzir informação prática, ela é uma ferramenta muito mais poderosa e abrangente. Ora vejamos.

A leitura, como prática regular, contribui para o desenvolvimento de diversas competências humanas:

- Entendimento: uma boa leitura pode levar a pessoa ao entendimento de diversos assuntos. De acordo com o dicionário entendimento é a faculdade pela qual o espírito se apodera das ideias e as compreende.

- Capacidade crítica: lendo, tornamo-nos mais informados e somos confrontados com diversos pontos de vista, factos e dados. Estar bem informado permite-nos fundamentar as nossas ideias e aprendermos a questionar o que nos rodeia.- Conhecimento: a leitura permite-nos adquirir conhecimentos sobre inúmeras disciplinas do conhecimento. A leitura como prática regular ajuda também a falar e escrever melhor.

- Dinâmica: quem lê muito, começa a reflectir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura.

- Vocabulário: a leitura enriquece o nosso conhecimento de palavras e consequentemente o nosso discurso.

- Escrita: Um leitor terá maior agilidade na construção de um texto de que alguém que não tem a leitura como prática regular.

Todos estes aspectos poderiam ser ainda aprofundados, não obstante, são elucidativos da importância da aquisição de bons hábitos de leitura. Através da leitura o ser humano não só absorve conhecimento, como pode transformá-lo num processo de aperfeiçoamento contínuo.

A leitura para além de contribuir para o desenvolvimento de competências, despoleta também sentimentos e emoções, tais como tristeza e alegria e nessa medida contribui para o desenvolvimento emocional. De acordo com uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Groningen na Holanda, a área do cérebro activada quando uma pessoa lê e imagina uma cena é a mesma que é ligada quando a imagem está numa tela de cinema ou quando sentimos uma emoção. Através da leitura podemos viajar, viver e sentir. A leitura é também prazer. E se de facto encontrarmos a obra certa conseguimos lê-la como se dela fizessemos parte.
Para finalizar esta breve reflexão, lanço o repto: Leiam, leiam muito e parafraseando Harold Bloom em Como Ler e Porquê “exorto-vos a encontrar aquilo que na verdade sentem próximo e que podem utilizar para ponderar e reflectir. A ler profundamente, não para aceditar, não para aceitar, não para contradizer, mas para aprender e partilhar dessa mesma natureza que escreve que lê.”

Miriella de Vocht

Bibliografia consultada:

Bloom, Harold - Como ler e porquê. – Lisboa: Caminho, 2001
Gomes, José António – Da nascente à voz. – Lisboa: Caminho, 1996
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/por-que-ler-importante.htm
acedido em 12.05.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!