terça-feira, 14 de abril de 2009

As loucuras de Brooklyn de Paul Auster



As Loucuras de Brooklyn
Paul Auster
Porto: Asa, 2006





Tendo como pano de fundo as polémicas eleições americanas de 2000, As Loucuras de Brooklyn conta-nos a história de Nathan e do seu sobrinho Tom.
Divorciado e afastado da sua única filha, Nathan ao saber que vai morrer, regressa a Brooklyn, bairro da sua infância, à procura de solidão e do anonimato.
“(…) estava quase a bater à porta dos sessenta e não sabia quanto tempo é que me restava. Talvez mais vinte anos, talvez não mais que uns quatro meses. Fossem quais fossem os prognósticos médicos acerca do meu estado de saúde, a questão crucial era não contar rigorosamente com coisa nenhuma. Já que estava vivo, tinha de encontrar uma maneira de começar a viver de novo (…)”
Por seu lado, o atormentado Tom, está a fugir da sua, em tempos promissora carreira académica e da vida em geral.
“Ninguém cresce a pensar que o seu destino é tornar-se motorista de táxi, mas, no caso de Tom, esse trabalho funcionara como uma forma de penitência particularmente penosa (…) a história do doutoramento nunca lhe parecera nada do outro mundo, mas ao fim de três anos de uma luta insana para escrever a sua dissertação, Tom acabou por compreender que lhe faltavam as forças para levar a bom porto tal tarefa.(...)”
Acidentalmente, ambos acabam a viver no mesmo subúrbio de Brooklyn, e juntos descobrem uma comunidade que pulsa de vida e oferece uma súbita e imprevisível possibilidade de redenção.
Reencontros e desencontros com familiares variados e aventuras que envolvem assassinos e assassinados, casamentos e funerais, quase nos conseguem fazer esquecer que Nathan vive os seus últimos dias e que pode não ter tempo de terminar o projecto anunciado nas primeiras páginas do livro.
“(…) Ainda que se tratasse de um projecto humilde, decidi dar-lhe um título espaventoso (…). Chamei-lhe O livro da Loucura Humana e a minha ideia era pôr por escrito, numa linguagem o mais simples e clara possível, todas as asneiras, todos os lapsos humilhantes, todas as situações embaraçosas, todos os disparates, todas as fraquezas e todos os actos verdadeiramente estúpidos que marcaram a minha longa e acidentada carreira como homem(…)”
As Loucuras de Brooklyn é considerado por diversos críticos como sendo o mais caloroso e exuberante romance de Paul Auster, um hino inesquecível às glórias e mistérios da vida comum.
Um livro com temáticas sérias, mas de leitura descontraída!

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!