terça-feira, 24 de março de 2009

Bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe






Celebra-se em 2009 o bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe, cuja obra ficou imortalizada pelo muito famoso poema “O Corvo”.

Edgar Allan Poe nasceu nos Estados Unidos da América, em 1809 e faleceu em 1949.

Frequentou a Universidade de Virgínia que abandonou no final do primeiro ano para ir trabalhar por ter contraído dívidas ao jogo.

Com uma vida muito atribulada, a maior parte da sua carreira foi ocupada como editor de jornais literários e autor de textos críticos, mas paralelamente editou mais de setenta obras de ficção, poemas e curtas narrativas em prosa como The Fall of the House of Usher, a mais conhecida.

Considerado o pai da literatura policial e grande mestre do fantástico, quase dois séculos depois da sua morte as suas histórias espantosas e negras, de uma extrema modernidade, continuam a impressionar leitores e criadores em todo o mundo.

O Jornal de Letras, Artes e Ideias nº 1003, edição de 11 de Março, apresenta-lhe em pormenor este escritor, com testemunhos de escritores e artistas e ainda com uma pré-publicação de alguns poemas de Edgar Allan Poe, que vão fazer parte da obra poética completa a ser publicada brevemente pela editora Tinta-da-China.

Se ainda não conhece este escritor, venha à biblioteca Municipal de Arganil e descubra um pouco mais sobre sua a vida e obra. Como afirma Rui Zink, “Poe é daquelas personagens em que a vida e obra se confundem.”


Algumas das obras de Edgar Allan Poe disponíveis na Biblioteca Municipal







Para além destes, muitos outros estão à sua espera na sala de adultos da Biblioteca Municipal Miguel torga!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!